Pages

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Atlético-MG

Cuca aprimorou relacionamento com jogadores e caiu nas graças do grupo alvinegro

Em um ano e meio de Atlético, Cuca perde peso, assume lado 'paizão' e admite estar mais paciente

O período de um ano e meio de Cuca à frente do Atlético-MG ficou marcado por mudanças no comportamento do treinador, que perdeu peso, voltou a ser “atleta”, consolidou-se como bom de “resenha” e adotou nova forma de tratamento com os jogadores, a ponto de virar um “paizão” na Cidade do Galo.
O trabalho feito dentro de campo, nas duas temporadas pelo Atlético, quando evitou o rebaixamento do time para a Série B, em 2011, e conquistou de forma invicta no Campeonato Mineiro deste ano e brigou pelo título do Brasileiro ajudaram a consolidar a posição de Cuca como um dos principais técnicos do futebol brasileiro.
  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG Cuca estava mais cheinho há um ano e meio, quando iniciou seu trabalho no Atlético-MG. Hoje, ele está cinco quilos mais magro, mas brinca que irá recuperá-los sem problema no final deste ano
Os resultados pesaram para a renovação de contrato, oficializada na última terça-feira, bem como as mudanças no dia a dia que aumentaram a sua aceitação junto aos dirigentes e aos jogadores.
Fisicamente, o período de trabalho na Cidade do Galo fez com que Cuca perdesse peso. O treinador emagreceu pouco mais de cinco quilos desde 2011, quando assumiu o cargo, à base de dieta e exercícios físicos. Após os treinos, o técnico faz atividades na academia do clube.
O treinador evita falar sobre o assunto e brinca quanto à sua forma física. “Bastante (emagreceu), mas não faz mal, eu recupero no fim do ano”, disse Cuca, referindo-se ao período de férias e festas em dezembro.
De acordo com atletas do Atlético, o treinador mudou também no dia a dia, na convivência com jogadores. Cuca trocou o estilo rígido, mas emotivo, pelo lado ‘paizão’, mas racional, em suas decisões. Esse fato agradou a muitos jogadores, que viram a possibilidade de uma “intimidade” maior com o comandante.
  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
    O técnico Cuca mostrou confiança na renovação de contrato do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho para a temporada de 2013 e afirmou acreditar que a renovação sairá antes do final do Brasileiro, confirmando que a diretoria atleticana já vem negociando com o atleta. ?Estou confiante na renovação do Ronaldo, pelo andamento das coisas e acho que ele vai ficar, quanto antes for anunciado, melhor para mim, para o torcedor e para todos. Acho que ele vai render ainda mais no ano que vem, já conhecendo a casa, os companheiros, e a Libertadores, que ele disputou com o Flamengo?, afirmou Cuca.
“Isso é bom, a gente se sente bem quando há esta intimidade, este carinho, ele (Cuca) tentou durante a temporada me encaixar, mas foram situações de jogo que eu não me encaixei direito”, disse o meia-atacante Guilherme, que é seguidamente elogiado pelo treinador, que lhe dedica atenção especial.
Com estilo ‘carinhoso’ no dia a dia, virou rotina o treinador conversar em separado com jogadores e ajuda-lo em problemas particulares, em campo. O entrosamento com o grupo aumentou e a forma de trabalho vem sendo bem aceita pelo grupo, que considerava a continuidade de Cuca como ponto chave para a temporada de 2013. O comandante teve alta aprovação dos atletas em conversas informais com a diretoria atleticana.
“Cuca tem um bom planejamento, sabe montar uma equipe, mantém o grupo focado, colocado metas, a gente fica ciente com tudo, sabe quando entra, quantos pontos tem de fazer, ele sabe deixar o grupo unido, sem intrigas, desde quando cheguei não vi problema nenhum com ele, é uma qualidade boa dele”, reconheceu o lateral direito Carlos César.
Psicologicamente Cuca também mudou e reconhece que amadureceu. Conhecido no mundo do futebol por ser instável psicologicamente, e até mesmo “chorão”, o treinador mudou um pouco a postura, passou a adotar menos a emoção e mudou o discurso

0 comentários:

Postar um comentário